MOMNESIA: VOCÊ SABE O QUE É?

Moda Gestante

Toda mãe já passou ou vai passar por alguma situação de esquecimento, tipo:

-Levar o telefone sem fio de casa dentro da bolsa;

-Deixar a chave do lado de fora da porta;

-Entregar a xícara com leite para o bebê e a mamadeira para o mais velho;

 

Nos Estados Unidos, “lapsos” como esses são diagnosticados como “momnesia”, ou seja, uma amnésia de mãe, que afeta principalmente as grávidas e mulheres no primeiro ano da maternidade.

Segundo os especialistas (independentemente de você ser mãe ou não), não dormir direito, ter multitarefas e mil preocupaçōes durante o dia,  vai afetar o seu desempenho cognitivo. “É 100% normal ter lapsos de memória ou se esquecer de algo quando você está ocupado, estressado, ou com pouco sono”, diz Helen Christensen, pesquisadora da Universidade Nacional Australiana.

Durante gravidez, quando muitas mulheres se queixam da momnesia, a razão principal é que os níveis de estrogênio estão de 15 a 40 vezes acima dos níveis normais.  Isso altera a química do cérebro e muda a maneira como uma mãe se concentra. Segundo a neuropsiquiatra Louann Brizendine, autora do livro  The Female Brain (“O Cérebro Feminino”), essa condição é causada pela inundação descontroladamente flutuante de hormônios que acompanham a gravidez, parto e amamentação.  “A evidência do nosso estudo mostra que a capacidade do cérebro não é alterada durante a gravidez” , diz Christensen.

É fato que a gestação modifica nossa rotina. Entretanto, o QI da mulher não muda, e sim suas prioridades. “Você tem determinada quantidade de prateleiras em seu cérebro, de modo que as três primeiras vão ficar cheias de coisas de bebê”, diz a médica.

Sabendo que seu corpo e mente passam por mudanças significativas durante o período de gravidez e pós-parto, você pode tomar medidas para combater a frustração de memória e assim tentar se acostumar às que precisam ser feitas. Beba pelo menos dois litros de líquido por dia, sem cafeína e o mais importante : tente dormir oito horas por noite (ou tanto quanto seu recém-nascido deixar você dormir).

Para os estudiosos, a momnesia tem um lado positivo: a especialista em saúde da mulher, Donnica Moore, diz que esta perda de memória pode ser útil para que as mulheres esqueçam outras coisas e se concentrem em cuidar do filho. A natureza é sábia :)

Fonte: Tudo sobre minha mãe

 

Tags: MATERNIDADE, MOMNESIA