CUIDADOS PARA FAZER A ROUPA DURAR

A vida útil de nossas roupas pode ser mais longa ou mais curta dependendo de quanto cuidado a gente dedica a sua manutenção. Especificamente na gestação, em que as peças são repetidas com muito mais frequência, vale a pena um cuidado ainda mais especial, para garantirmos a longevidade delas!

Moda Gestante

O primeiro passo é ficarmos atentas à etiqueta de composição textil, aquela etiqueta interna, cheia de símbolos, que orientam o modo de lavar  e a temperatura para cada tipo de peça.

As meninas do site Oficina de Estilo,  dão ótimas dicas para fazer nossas roupas durarem e que estão resumidas aqui em nosso post.

1.Lavar menos = vida útil mais longa

Roupa usada uma ou duas vezes, se não estiver suja de verdade ou com cheiro de suor,  não precisa ser lavada ainda. Isso vai garantir uma vida útil maior. Uma dica é “refrescar” a roupa antes de guardar: no final do dia, pendure a roupa do lado avesso num cabide e borrife com uma mistura de água, álcool e vinagre ( o passo a passo está aqui ) Deixe ventilar durante a noite e guarde só no dia seguinte.

 

2. Tirar manchas antes de lavar

Manchas devem ser eliminadas antes da lavagem. Quanto mais tempo a mancha permanece na roupa, mais ela se fixa. Portanto, assim que acontecer, procure eliminar a mancha. O correto é esfregar gelo no local, pois quebra a estrutura das moléculas, facilitando a remoção da macha. Eviteusar água quente, pois ela abre os poros dos tecidos, ajudando a fixar a mancha.

 

3. Menos pregador de roupa e mais cabide no varal

Em geral,  pregadores de roupa podem marcar as peças fazendo ceder as fibras do tecido com o aperto/atrito. Dê preferêncira a pendurar as peças de tecido, bem esticadinhas, em cabides. Assim, a peça já seca lisinha (sem tantas dobras ou marcas) e não vai precisar de tanto calor/pressão do ferro de passar — que em excesso também prejudica tramas e tecidos. Peças feitas em malha e tricô devem ser colcadas “deitadas” no varal, para que sequem na horizontal.

 

4. Não passar ferro direto na roupa

O ideal é passar tudo (tudo mesmo ) do lado avesso, especialmente roupa escura, que pode ficar brilhando com o contato do ferro. E para não marcar detalhes em relevo ( como aplicações, rendas e brocados ), vale passar a peça quando ela estiver “vestida” na tábua. Outra opção é  “vestir” uma toalha dobrada por dentro da peça e passar assim, com o volume dando suporte para ferro passar. Use essa tática também para as mangas.

Uma dica extra: é bem bom ter, na área de serviço, um pano de prato ou fralda ou tecido/algodão bem liso pra proteger as roupas da quentura do ferro de passar — mesmo se o ferro tem proteção “anti-brilho”. Assim, com o pano esticadinho sobre a roupa, o ferro não marca e a gente tem mais garantia de não queimar peça nenhuma

Essas dicas são simples, mas muito valiosas. Vale compartilhar com nossas auxiliares do lar!

Fonte: Oficina de Estilo

Tags: CUIDADO COM AS ROUPAS, MANUTENÇÃO DAS ROUPAS