AMAMENTAÇÃO APÓS A LICENÇA MATERNIDADE

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a alimentação exclusiva por leite materno até o bebê completar 6 meses de vida. Mas o que fazer se o retorno da mãe ao trabalho acontece antes desse período?

Moda Gestante

 

A legislação permite que a mulher tenha um tempo durante o expediente para retirar o leite com bombinha extratora. Assim, a mamãe deve amamentar seu bebê antes e após o trabalho, mas precisa usar essa bombinha para retirar o leite excedente e levar pra casa. Vale lembrar que a retirada deve acontecer em condições adequadas de higiene e assepsia, sempre tendo muito cuidado com a validade do leite, que se refrigerado, tem validade de 24 horas.

Introduzir a mamadeira antes dos seis meses de vida aumenta as chances de desmame. Por isso, recomenda-se que as mães não usem a mamadeira nesse período, oferecendo o leite em um copinho.

Quando a produção de leite é intensa, a mulher precisa usar a concha de amamentação. Uma alternativa para não desperdiçar o alimento, é a doação para bancos de leite.

Quanto mais hormônio prolactina, mais leite a mãe vai ter. Como a sucção é o que estimula a produção do leite, se a amamentação diminuir, haverá menos leite e a produção desse hormônio tende a cair.

Fonte: Dr Domingos Mantelli

 

Tags: AMAMENTAÇÃO