A MATERNIDADE NOS TORNA MAIS ESPERTAS

A maternidade muda tudo. Muda nosso corpo, nosso orçamento, nosso casamento e a forma de ver o mundo. Mas não é só isso! Depois que nos tornamos mães, passamos por uma verdadeira revolução cerebral, que amplia nossa capacidade de apredizado e de fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Essa foi a afirmação da jornalista americana Katherine Ellison, autora do livro Inteligência de mãe. Como a maternidade nos torna mais espertas.

Moda Gestante
Imagem: Reprodução
 
Ela pesquisou durante 2 anos, entrevistou cerca de 30 cientistas e 50 mães e analisou 100 estudos sobre o assunto. Mais do que comprovar uma tese, a autora achou na própria experiência a motivação para escrever o livro. ” Eu tinha medo de ter filhos devido ao preconceito cultural que há nos Estados Unidos com relação à maternidade. Mas depois que eles nasceram, percebi que me tornei mais esperta em todos os sentidos”.
Uma das pesquisas a que Katherine teve acesso mostra que a grande quantidade de estrogênio e cortisol no cérebro no final da gestação e no pós parto torna a mente mais ágil para cuidar do bebê. E a liberação da ocitocina, hormônio produzido durante a amamentãção, reduz o estresse e aguça o olfato e a audição.
Além disso, é fato que são os desafios que fazem o cérebro se exercitar, da mesma forma que as atividades físicas tornam o corpo mais saudável. Hoje se sabe, por exemplo, que o cérebro pode crescer e mudar durante a vida em resposta aos estímulos. A maternidade é uma das grandes oportunidades na vida para esse desenvolvimento cerebral, por ser uma fase de grandes mudanças e  desafios.
E tem mais: há indícios de que essas melhorias não se perdem com o tempo, pelo contrário, aguça-se à medida que criar os filhos vai exigindo da mãe habilidades dierentes a cada fase. 
Diante disso, só podemos ser gratas à Natureza pelo privilégio de além de gerar um filho, nos tornarmos ainda mais inteligentes!
 
Tags: DICA DE LEITURA